A maior parte dos pequenos negócios no país é constituída por parentes. São as chamadas empresas familiares. Por isso, manter a empresa em equilíbrio exige muito cuidado, principalmente pelo nível de afetividade e proximidade que envolve as pessoas da equipe.
Pensando nisso, enumeramos 5 dicas para facilitar a administração dessas empresas:
- Papéis definidos:
É importante que os papéis e atribuições de cada pessoa na empresa estejam bem definidos, de modo a evitar possíveis conflitos de competência em atividades.
- Muita conversa e alinhamento:
Dentro da empresa, estando os papéis muito bem definidos, é necessário muito diálogo entre os integrantes do grupo para que não haja desavenças que acabem causando prejuízos para os negócios e a harmonia familiar.
- Remuneração combinada:
É preciso ter uma definição prévia da remuneração de sócios investidores e sócios comprometidos com o dia a dia da empresa. Isso evitará problemas relacionados à divisão dos lucros da empresa familiar ou a remuneração de quem está dedicando mais tempo.
- Contrate profissionais:
Nem sempre é bom a empresa familiar atuar só com seus membros. É recomendável contratar profissionais do mercado para integrar a firma e trazer um olhar diferente, inovações e propostas de fora do círculo de influência familiar.
- Sucessão:
Treine sua equipe, elenque as competências necessárias para cada função dentro da empresa e jamais considere um funcionário ou sócio como eterno. Forme as “novas gerações” da família para encarar desafios e manter a empresa funcionando.
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