Nesta segunda-feira, 08 de abril de 2019, no salão nobre da Associação Comercial e Empresarial de Santa Bárbara às 19:30h aconteceu o 3º Encontro das Associações Comerciais do Médio Piracicaba, representadas pelas cidades de Itabira, Barão de Cocais, João Monlevade, Santa Bárbara, Nova Era, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Presentes também o Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Bárbara Moisés Sanches, associados e vários convidados.

A pauta teve como tema a apresentação do Festival de Turismo de Ouro Preto promovido pelo Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB) e apresentação da situação atual das Obras da BR381.

O superintendente do DNIT Danilo Rezende, fez um resumo da situação atual das obras, passando em seguida a palavra para o coordenador de Engenharia do DNIT Minas Gerais, Sérgio Garcia, que fez uma explanação detalhado da situação atual das obras de duplicação da BR 381, em especial ao lote 7 que compreende o trecho entre o Rio Una em São Gonçalo do Rio Abaixo até a MG 435 em Caeté.

De acordo com Sérgio Garcia, com a retomada das obras, espera-se concluir parte do trecho do lote 7, entre o Rio Una até o trevo de Bom Jesus do Amparo até Agosto de 2019.

De acordo com Danilo Rezende o lote 7 encontra-se com 60% das obras concluídas. Segundo o Sérgio Garcia a verba para conclusão total do projeto de duplicação estima-se em aproximadamente R$ 450 milhões e que está inviabilizada pelo governo. A informação gerou uma discussão entre os representantes das Associações que sugeriram um movimento buscando todas as partes interessadas tais como poder público, setor privado e sociedade civil para que buscassem uma possível solução junto ao órgão responsável do Governo no país.